INTRODUÇÃO
Post anterior: nenhum, este é o primeiro do Blog.
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Este Post, que é o primeiro do Blog Autogestão Home Office, apresenta a metáfora que utilizamos para dar ênfase a alguns aspectos importantes para um Home Office, que geralmente são esquecidos, mas que são essenciais.
Contexto
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Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações, apresentando de forma literal uma equivalência que é apenas figurada.
Nesta série de Posts vamos abordar a Autogestão no Home Office, com apoio da Metáfora "Home Office é Moto Boy".
Por que o Moto Boy na metáfora? A resposta a esta pergunta aparecerá, naturalmente, ao explorarmos mais a fundo as características do trabalho de um Moto Boy que se conectam com o Home Office.
Objetivo
O objetivo é desmistificar a ideia de que trabalhar em casa é sinônimo de folga ou de que não há desafios.
A necessidade de lidar com imprevistos, a importância da organização para cumprir prazos, a autonomia na gestão do tempo, são desafios comuns tanto ao Moto Boy como ao Home Office.
Os desafios comuns do colaborador em Home Office são: a falta de estrutura, a
procrastinação e a dificuldade em separar a vida pessoal da profissional.
Por outro lado, os desafios comuns do Moto Boy são: lidar com o trânsito, com as condições climáticas e com a
pressão por entregas rápidas.
Vamos mostrar como as ferramentas "Velocímetro" e "GPS", que são fundamentais para um Moto Boy, podem
ajudar o Home Office a superar seus desafios.
VELOCÍMETRO E GPS
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Velocímetro
Ferramentas diferentes, mesma essência, infinitas possibilidades de uso.
Assim como o motoboy utiliza Velocímetro e GPS para otimizar suas entregas, o Home Office também pode utilizar ferramentas de gestão para otimizar os resultados dos seus Serviços.
A essência é a mesma: medir o progresso e traçar o melhor caminho para alcançar seus objetivos.
O Moto Boy define o endereço da entrega e controla a velocidade média em KM por Hora no meio do trânsito para não atrasar.
O Home Office define a meta e controla o
progresso com um gráfico semelhante a um Velocímetro, que mede um indicador diferente da velocidade média em KM por Hora.
A figura abaixo apresenta o Velocímetro utilizado no Home Office, que é o gráfico Medidor, da planilha Google Sheets.
GPS
GPS no contexto do Home Office é a sigla de Grupo de Processos do Serviço.
A imagem do GPS no Home Office é de um roteiro em forma de hierarquia em que, no topo está o Serviço, no meio estão algumas boas práticas de mercado para otimizar processos e, na base, Checklists.
O Home Office tem um Velocímetro e um GPS numa única ferramenta, que é a Planilha GPS.
O GPS no Home Office é um roteiro detalhado que mostra como executar um serviço desde o recebimento da solicitação até a entrega, em formato de Checklist.
Para cada Serviço executado no Home Office existe uma Planilha GPS, criada com base em padrões rigorosos, que mostra o roteiro específico do Serviço.
Conheça o modelo da Planilha GPS no Post Melhore as entregas nos seus processos pessoais usando GPS e IA: Guia Completo.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Desafio 1: informação coletada, usada e não registrada
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O desafio é achar uma forma de registrar a informação, para não ficar apenas na memória de cada um.
A figura ilustra uma situação comum: enquanto a pessoa trabalha, com a prática da rotina diária, seu cérebro vai armazenando informações e conhecimentos específicos do Serviço, que não são registrados em nenhum local para compartilhar.
Não existem ações concretas para registrar as informações e o conhecimento, pois a prioridade é para a coleta e o uso da forma mais produtiva possível.
A experiência mostra que depois que a pessoa alocada no Home Office aprende a Rotina Diária, passa a fazer tudo automaticamente, tal como o Moto Boy.
Depois que os roteiros mais frequentes são aprendidos, o próprio GPS poderia ser desligado pelo Moto Boy.
Só não é desligado porque fornece informações importantes a respeito do trânsito, o que evita a perda de tempo.
Desafio 2: informação não compartilhada
O desafio é achar uma forma de compartilhar, com rapidez, informação que está registrada apenas na memória de cada um.
A figura ilustra uma situação comum: uma pessoa contratada há pouco tempo que inicia um trabalho em Home Office e fica com muitas perguntas sem respostas.
Precisa de informações que não estão registradas em nenhum local de fácil acesso.
Estão apenas na cabeça de outras pessoas, geralmente muito ocupadas, o que caracteriza falta de disponibilidade de informações.
Desafio 3: informações registradas e compartilhadas em Chatbot de IA
O desafio é achar uma forma de disponibilizar em Chatbot de IA a informação que está registrada apenas na memória de cada um, para compartilhar com rapidez.
A figura ilustra uma situação incomum, que é a nossa intenção: uma pessoa contratada há pouco tempo que inicia um trabalho em Home Office precisa de informações que estão registradas em Chatbot de IA especializado no Serviço, que é capaz de responder as perguntas, imediatamente.
Solução: utilização de Inteligência Artificial
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A solução é usar a Inteligência Artificial para registrar as informações que estão fragmentadas na memória de cada um, para compartilhar com rapidez.
Há duas iniciativas neste Blog para utilização de Chatbot de IA, com o objetivo de facilitar o compartilhamento de uma base de conhecimento entre os colaboradores.
O foco dessas duas iniciativas é coletar, registrar e compartilhar as informações e o conhecimento sobre o Serviço executado no Home Office.
Ação Concreta COLETAR
Ao tentar coletar informações sobre como executar um Serviço, fazendo perguntas às pessoas da organização, obteremos apenas fragmentos do conhecimento, se não houver uma documentação completa, precisa, atualizada e disponível.
Por outro lado, ao tentar coletar fazendo perguntas a um assistente de Inteligência Artificial, podemos complementar essas informações focando tanto em fragmentos específicos como no todo. É aqui que está o Desafio 1.
Ação Concreta USAR
Somente ao usar essas informações para executar o Serviço, podemos obter um conhecimento mais próximo da realidade.
Ao executar, muitas perguntas serão feitas e o ideal seria registrar todas as respostas de forma organizada, para registrar de tal forma que o compartilhamento seja fácil e rápido.
Ação Concreta REGISTRAR
Após cada execução do Serviço, o ideal seria registrar, o mais rapidamente possível, na base de conhecimentos do Chatbot de IA especializado nesse Serviço, tudo o que for impactante na execução, que tenha sido observado. É aqui que está o Desafio 2.
Ação Concreta COMPARTILHAR
Com um Chatbot de IA especializado no Serviço, a base de conhecimento do Serviço estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e com resposta imediata! É aqui que está o Desafio 2.
Iniciativa 1: Coletar informações por meio de comando a um Chatbot de IA

Criação de um modelo padrão de comando para pedir, a um Chatbot de IA, a criação de Checklist de um Serviço.
Os testes já começaram com um protótipo do modelo padrão.
A pré-condição para testar é ter conhecimento de um Serviço, para saber o que pedir.
A solução utilizada é o Gemini, que é um modelo de inteligência artificial generativa do Google.
Iniciativa 2: Registrar uma base de conhecimento, após criar um Chatbot de IA especializado no Serviço
Criação de um Chatbot de IA identificado por AutogestaoHomeOffice, o qual ainda precisa aprender para se tornar especialista no Serviço que escolhemos.
Os testes já começaram, com o fornecimento de uma base de conhecimento de um Home Office real, em plena atividade, para o AutogestaoHomeOffice aprender.
A pré-condição para testar é representar o papel de um novo funcionário que:
- conhece o Serviço porque já praticou em outra organização;
- não tem documentação nenhuma disponível para consultar;
- depende da boa vontade de colegas com pouca disponibilidade de tempo para ensinar;
- quer aprender logo para se sentir produtivo.
A solução utilizada é o poe, que é uma plataforma de inteligência artificial que permite aos usuários criar seus próprios chatbots personalizados.
Padronização do GPS
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Vantagens de Padronizar o GPS
Padronizar o GPS (Gupos de Processos do Serviço) de um Home Office, pode trazer inúmeros benefícios, incluindo:
1. Aumento da Produtividade:
A padronização elimina a variabilidade desnecessária nos processos de trabalho, permitindo que as tarefas sejam realizadas de forma mais rápida e eficiente.
2. Melhoria da Qualidade:
Com processos padronizados, é mais fácil identificar e corrigir erros, garantindo que a qualidade do trabalho seja consistente.
3. Redução de Estresse:
Um ambiente de trabalho organizado e padronizado reduz o estresse e a sobrecarga mental, permitindo que você se concentre melhor nas tarefas.
4. Clareza e Consistência:
Padrões claros e bem definidos tornam mais fácil entender o que precisa ser feito e como, reduzindo a confusão e a necessidade de refazer trabalho.
5. Facilidade de Treinamento:
Processos padronizados e registrados em ferramentas de IA facilitam o treinamento de novos colaboradores e o compartilhamento, pois há um conjunto claro de procedimentos a seguir, disponíveis em Chatbot de IA e não apenas na memória de colaboradores experientes.
6. Monitoramento e Melhoria Contínua:
A padronização permite o monitoramento contínuo dos processos, facilitando a identificação de áreas de melhoria e a implementação de mudanças eficazes.
Implementar a padronização no home office não só melhora a organização e a eficiência, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo.
A padronização da Planilha GPS, que é uma das pre-condições para as duas soluções citadas, será publicada no Post Melhore as entregas nos seus processos pessoais usando GPS e IA: Guia Completo.
Livro recomendado para a padronização: Checklist - Como fazer as coisas bem feitas, por Atul Gawande
REVISÃO
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A metáfora utilizada serviu para mostrar a vantagem do Home Office usar sua versão das ferramentas:
- Velocímetro e
- GPS.
Ao mesmo tempo, mostrou a necessidade do Home Office superar estes 5 desafios:
- Desafio 1: informação coletada, usada, não registrada e não compartilhada
Percepção de uma situação comum: enquanto a pessoa trabalha, com a prática da rotina diária, seu cérebro vai armazenando informações e conhecimentos específicos do Serviço, que não são registrados em nenhum local para compartilhar. - Desafio 2: informação não compartilhada
Percepção de outra situação comum: uma pessoa contratada há pouco tempo que inicia um trabalho em Home Office e fica com muitas perguntas sem respostas. Motivo: falta de disponibilidade da informação em local de fácil acesso. - Desafio 3: informações registradas e compartilhadas em Chatbot de IA
Percepção de uma situação incomum: uma pessoa contratada há pouco tempo que inicia um trabalho em Home Office precisa de informações que estão registradas em Chatbot de IA especializado no Serviço, que é capaz de responder as perguntas, imediatamente. - Solução: utilização de IA
Percepção da necessidade de duas iniciativas para utilização de IA, com o objetivo de facilitar o compartilhamento de uma base de conhecimento entre os colaboradores. - Iniciativa 1: Coletar informações sobre determinado Serviço, por meio de comando a um Chatbot de IA.
- Iniciativa 2: Registrar uma base de conhecimento, após criar um Chatbot de IA especializado num determinado Serviço.
- Padronização do GPS
A padronização da ferramenta GPS do Home Office, que é uma das pre-condições para as duas iniciativas citadas, será publicada no Post Melhore as entregas nos seus processos pessoais usando GPS e IA: Guia Completo.
CONCLUSÃO
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Concluindo, na nossa metáfora "Home Office é Moto Boy", nos dois tipos de trabalho reconhecemos a importância de:
- planejamento e organização
- definição de metas e prioridades
- medição da produtividade e qualidade
- acompanhamento do tempo
- ferramentas de gestão de tarefas
Nos próximos Posts serão apresentados alguns estudos de caso com os Chatbots de IA Gemini e AutogestaoHomeOffice, para ajudar na jornada de um Home Office em direção à Autogestão.
Lembre-se: No Home Office, você é o
CEO e o funcionário ao mesmo tempo, portanto, utilize ferramentas de gestão, com apoio de IA, para
otimizar suas entregas e alcançar o sucesso.
Recomendamos a leitura destes Posts:
- Série Estudo de Caso:
- Temporada T1 Como fazer sem saber, experimentando GPS, IA e MASP:
- Episódio E1 Criação de Checklists do Serviço
- Episódio E2 Execução do Serviço
- Episódio E3 Exemplo de Prompt usando MASP
- Episódio E4 Outro exemplo
- Episódio E5 Lições aprendidas
- Temporada T2 Solução de Problema com IA e MASP:
- Episódio E1 Serviço de infraestrutura na nuvem
- Episódio E2 Aplicativo Web
- Episódio E3 Instalação de Aplicativo
- Episódio E4 Aplicativo Web
- Série Do Caos ao Prompt
- Temporada T1Transformando Problemas Simples em Soluções Inteligentes com IA
- Episódio E1 Melhoria em App Web
- Episódio E2 Teste de App Web
- Episódio E3 Instalação de App Windows
- Episódio E4 Instalação de App Android (Wi-Fi)
- Temporada T2 Desvio de Meta do Home Office
- Episódio E01 Alívio das dores
- Episódio E02 Mapa Mental
- Episódio E03 Alinhamento das Expectativas
- Episódio E04 Visão Geral do Relatório de Desvio de Meta
- Episódio E05 Descrição do PLANEJADO
- Episódio E06 Descrição do EXECUTADO
- Episódio E07 Descrição do RESULTADO
- Episódio E08 Descrição dos PONTOS PROBLEMÁTICOS
- Episódio E09 Descrição das AÇÕES CORRETIVAS
- Episódio E10 Exemplos do Relatório de Desvio de Meta
- Episódio E11 Início da rotina diária
- Episódio E12 Meio da rotina diária
- Episódio E13 Fim da rotina diária
- Episódio E14 Catálogo de tarefas
- Episódio E15 Base de Conhecimento Pessoal
- Episódio E16 Indicador de Produtividade
- Episódio E17 Indicador de Qualidade
- Episódio E18 Análise de Perdas
- Episódio E19 Avaliação da Capacidade
- Episódio E20 Integração das Ferramentas de Autoavaliação
- Episódio E21 Perguntas e Respostas sobre RDM
- Episódio E22 Visão Geral do Método RDM-HO
- Episódio E23 Descrição do Evento "Abriu a planilha RDM"
- Episódio E24 Descrição do Evento "Recebeu lista de tarefas a fazer"
- Episódio E25 Descrição do Evento "Iniciou tarefa do negócio"
- Episódio E26 Descrição do Evento "Terminou tarefa do negócio"
- Episódio E27 Descrição do Evento "Ocorreu um incidente"
- Episódio E28 Descrição do Evento "Decidiu encerrar a jornada"
- Episódio E29 Descrição do Evento "Executou tarefa em hora extra"
- Episódio E30 Descrição do Evento "Liberou RDM"
- Episódio E31 Descrição do Evento "Selecionou totais para produtividade"
- Episódio E32 Descrição do Evento "Selecionou totais para qualidade"
- Episódio E33 Descrição do Evento "Selecionou incidentes por origem"
- Episódio E34 Descrição do Evento "Avaliou a capacidade do processo"
- Episódio E35 Descrição do Evento "Fechou a planilha RDM"
- Episódio E36 Descrição do Estudo de Caso
- Episódio E37 Execução do Estudo de Caso
- Episódio E38 Projeto de Aprendizagem do Método RDM-HO
- Episódio E39 Checklist para Verificar o RDM
- Episódio E40 Avaliação da Checklist
- Episódio E41 Realizado x Meta da Checklist
- Episódio E42 Itens da Checklist x Plano de Ação
- Episódio E43 Acompanhamento do Plano de Ação
- Episódio E44 Resumo do Método RDM-HO
- Episódio E45 Dica para Medição do Tamanho das Tarefas no Home Office
- Episódio E46 Dica para Definir Meta para o Home Office
- Episódio E47 Alternativas para fazer melhorias no processo pessoal do Home Office
- Episódio E48 O que não fazer e o que fazer com os dados do Relatório de Desvio de Meta
- Episódio E49 Relatório de Desvio de Meta nas Reuniões
- Episódio E50 Recomendações para Utilizar o Método RDM-HO
- Episódio E51 Comunicação Homem-Máquina - Estrutura do Agente AG2P
- Temporada T3 Estrutura do Agente AG2P
- Episódio E01 Mapa Mental
- Episódio E02 Diálogo 1 Evento "Abriu RDM" dispara Ação "Inicializar RDM"
- Episódio E03 Diálogo 2 Evento "Recebeu lista de tarefas a fazer" dispara Ação "Preparar Plano do Dia"
- Episódio E04 Regras para Gestão do Processo Pessoal
- Episódio E05 Diálogo 3 Evento "Iniciou tarefa do negócio" dispara Ação "Executar tarefa do negócio"
- Episódio E06 Diálogo 4 Evento "Terminou tarefa do negócio" dispara Ação "Registrar tamanho da tarefa"
- Episódio E07 Diálogo 5 Evento "Ocorreu um incidente" dispara Ação "Registrar incidente"
- Episódio E08 Diálogo 6 Evento "Decidiu encerrar a jornada" dispara Ação "Preparar transferência de totais"
- Episódio E09 Diálogo 7 Evento "Executou tarefa em hora extra" dispara Ação "Registrar horas extras"
- Episódio E10 Diálogo 8 Evento "Liberou RDM" dispara Ação "Disponibilizar RDM do dia"
- Episódio E11 Diálogo 9 Evento "Selecionou totais para produtividade" dispara Ação "Atualizar aba XmR P"
- Episódio E12 Diálogo 10 Evento "Selecionou incidentes por origem" dispara Ação "Atualizar aba Pareto"
- Episódio E13 Diálogo 11 Evento "Avaliou a capacidade do processo" dispara Ação "Atualizar aba Capacidade"
- Episódio E14 Diálogo 12 Evento "Fechou RDM" dispara Ação "Encerrar jornada"
- Temporada T4 Desenvolvimento do App AG2P
- Episódio E01 Descrição do Fluxo de Trabalho
- Episódio E02 Evento "Abriu RDM"
- Episódio E03 Evento "Recebeu lista de tarefas a fazer"
- Episódio E04 Evento "Iniciou tarefa do negócio"
- Episódio E05 Evento "Terminou tarefa do negócio"
- Episódio E06 Evento "Ocorreu um incidente"
- Episódio E07 Evento "Decidiu encerrar a jornada"
- Episódio E08 Evento "Executou tarefa em hora extra"
- Episódio E09 Evento "Liberou RDM"
- Episódio E10 Evento "Selecionou totais para produtividade"
- Episódio E11 Evento "Selecionou incidentes por origem"
- Episódio E12 Evento "Avaliou a capacidade do processo"
- Episódio E13 Evento "Fechou RDM"
- Temporada T5 Teste do App AG2P
- Episódio E01 Evento "Abriu RDM"
- Episódio E02 Evento "Abriu RDM" - Interface do usuário
- Episódio E03 Evento "Abriu RDM" - Interface do usuário - Melhoria
- Temporada T6 Agente de Gestão de Processo Pessoal - AG2P
- Episódio E01 Iniciação
- Episódio E02 Planejamento
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