INTRODUÇÃO
Este Post é o episódio 38 da segunda temporada da série "Do Caos ao Prompt", que apresenta o método RDM-HO (Relatório de Desvio de Meta - Home Office), tendo como foco o Projeto de Aprendizagem que foi preparado para facilitar o entendimento e a aplicação prática do Método.
Posts Anteriores (5 últimos):
Do Caos ao Prompt T2E33: Desvio de Meta do Home Office - Descrição do Evento "Selecionou incidentes por origem"
Do Caos ao Prompt T2E34: Desvio de Meta do Home Office - Descrição do Evento "Avaliou a capacidade do processo"
Do Caos ao Prompt T2E35: Desvio de Meta do Home Office - Descrição do Evento "Fechou a planilha R3G"
Do Caos ao Prompt T2E36: Desvio de Meta do Home Office - Descrição do Estudo de Caso
Do Caos ao Prompt T2E37: Desvio de Meta do Home Office - Execução do Estudo de Caso
TUDO COMEÇA COM UMA PERGUNTA
SITUAÇÃO ATUAL
Há mais de 6 meses, o(a) Teletrabalhador(a) está sendo incapaz de alcançar os resultados esperados, apesar de trabalhar mais de 8 horas, diariamente.
PERGUNTA
Em quanto tempo, usando o Método RDM-HO, o(a) Teletrabalhador terá capacidade para alcançar os resultados esperados, trabalhando menos de 8 horas, diariamente?
HIPÓTESE
A hipótese é que não há medição de nada no Home Office, porque o(a) Teletrabalhador(a), simplesmente, não tem tempo para pedir, já que nem os resultados esperados estão sendo alcançados. Se parar para medir, a situação só vai piorar.
Se forem reunidas as condições abaixo, a produtividade do Home Office tenderá a crescer continuamente, com os mesmos recursos:
- Medição da Produtividade;
- Medição dos Buracos Negros;
- Solução dos problemas associados aos Buracos Negros;
- Comprometimento;
- Atenção aos resultados de hora em hora;
- Acompanhamento diário do progresso.
EXPLICAÇÃO DA HIPÓTESE
A Produtividade é calculada como Resultado Alcançado dividido por Recurso Gasto para Alcançá-lo.
O Recurso, neste caso, é o tempo, que tem sido consumido nos Buracos Negros.
A solução dos problemas vai reduzir a quantidade de Buracos Negros, que consomem boa parte do tempo que seria gasto para alcançar o resultado.
A medição dos Resultados e dos Buracos Negros permite o gerenciamento e a solução dos problemas e, consequentemente, a melhoria da produtividade e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Não se trata de provar que o método funciona e, sim, de fazer acontecer no processo pessoal do Home Office, pois estas técnicas estão sendo utilizadas há décadas nos processos de negócio em várias empresas do Brasil e do Mundo.
PREVISÃO
A previsão é que o Home Office obterá ganhos crescentes de produtividade, ao solucionar os problemas e bloquear as causas-raiz, com base nos dados e fatos registrados no RDM.
IDENTIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS
Variável Dependente - é aquela que será medida e observada.
Variável Independente - é aquela que vai mudar, por decisão dos observadores, com o objetivo de saber qual o efeito que ela tem na variável dependente.
Variável Controlada - é aquela que não vai mudar, por decisão dos observadores, durante todo o experimento, para não afetar a variável dependente. O controle permite que os observadores vejam como a variável independente afeta a variável dependente.
VARIÁVEL DEPENDENTE
A variável dependente (a que será medida) será o Indicador de Produtividade.
Esta variável será medida em Pontos por Dia.
VARIÁVEL INDEPENDENTE
A variável independente (a que vai mudar) é o Indicador de Qualidade.
Esta variável será medida em Buracos Negros por Dia.
VARIÁVEL CONTROLADA
A variável controlada (a que não vai mudar) é a Quantidade de horas trabalhadas por dia.
FERRAMENTAS
As ferramentas são as planilhas apresentadas nos Posts anteriores desta série:
- Catálogo de Tarefas
- RDM
- XmR P
- XmR Q
- Pareto
- Capacidade
- Processo Pessoal
- Procedimento Operacional Padrão
- Regras
PLANO GERAL
O plano do Projeto de Aprendizagam está alinhado com as 4 fases do Ciclo PDCA, que serão detalhadas a seguir:
- Planejar
- Executar
- Verificar
- Agir
ANTES DE COMEÇAR O CICLO PDCA
- Criar um Catálogo de Tarefas.
- Executar as tarefas e fazer o acompanhamento do progresso com o Método RDM-HO, por 30 dias, para criar dados históricos e calcular a produtividade atual, que será a base para definir a meta de produtividade a ser alcançada.
ESCOPO E PRAZO DO PROJETO DE APRENDIZAGEM
ESCOPO: abrange apenas as tarefas recorrentes do Home Office, organizadas no Catálogo de Tarefas.
PRAZO: 5 meses.
CONCLUSÃO
Este foi mais um Post da série Método RDM-HO (Relatório de Desvio de Meta - Home Office), que foi criado com a intenção de ajudar na autogestão do processo pessoal de pessoas alocadas em Home Office.
No próximo Post vamos nos aprofundar no estudo deste método, apresentando o Foco da Checklist para Verificar o Relatório de Desvio de Meta do Home Office.
Veja a lista de Episódios da Temporada 2 da Série "Do Caos ao Prompt", no final do Episódio T2E01.
Nenhum comentário:
Postar um comentário