Seguidores

terça-feira, 8 de abril de 2025

Do Caos ao Prompt T2E01: Desvio de Meta do Home Office - Alívio das dores

INTRODUÇÃO




Este Post é o primeiro episódio da segunda temporada da série "Do Caos ao Prompt", que apresenta o método RDM-HO (Relatório de Desvio de Meta - Home Office), tendo como foco a definição do público-alvo, suas dores e uma proposta de solução.

Público-alvo

Home Office de qualquer especialidade.

Dores do Público-alvo

  • trabalha muitas horas e depois sente a sensação de que não fez nada;
  • não tem meta pessoal;
  • não consegue medir o seu resultado;
  • sente irritação e cansaço nas reuniões de apresentação de resultados, por falta de objetividade;
  • não sabe qual é a sua velocidade média nas entregas, portanto, não consegue fazer estimativas de prazos confiáveis;
  • sente falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Objetivo 

O objetivo do método RDM-HO é aplicar práticas de gestão utilizadas no mercado por grandes organizações, para alcançar resultados cada vez melhores no contexto de um processo pessoal, em Home Office ou não, buscando encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional de quem sofre com dores citadas acima:

Resultado Esperado

O resultado esperado no final da temporada 2 da série "Do Caos ao Prompt", é um Agente de Inteligência Artificial (IA) com as seguintes características:
  • Base de Conhecimento do Agente de IA: será um produto desta série identificado por Planilha RDM, que será integrado com o Agente de IA, para gravação e leitura dos dados necessários para a autogestão do Home Office.
  • Comportamento do Agente de IA: será um produto desta série identificado por Regras do Diálogo, que conterá as especificações de todas as interações entre o Agente de IA e a pessoa em Home Office, em linguagem natural. 
  • Infraestrutura Tecnológica do Agente de IA: será um produto do mercado, ainda não selecionado, que fornecerá o ambiente para implementação da Base de Conhecimento e do Comportamento citados acima.
O nome do Agente de IA será Assistente de Gestão de Processo Pessoal (AG2P), que será especialista na gestão de processo pessoal.

É importante enfatizar que o Agente AG2P não é especialista no processo que a pessoa está executando, pois será especialista em gestão de processo pessoal.

Isto significa que o papel desse agente será coletar, registrar e analisar dados durante a execução de um processo pessoal, com o propósito de calcular indicadores de desempenho e compartilhar gráficos para gestão à vista.

RDM na Empresa e no Home Office

Na empresa, RDM é uma ferramenta de gestão que analisa as ações de uma empresa em cada setor, a fim de identificar o que está funcionando e o que não está.

No processo pessoal do Home Office, RDM é uma ferramenta de autogestão que analisa as ações de um processo pessoal em cada serviço prestado, a fim de identificar o que está funcionando e o que não está.

Princípios do RDM

O RDM também é conhecido como Relatório de Três Gerações.
 
É inspirado nos princípios japoneses de gestão de qualidade e eficiência.

Na empresaRDM é um método que incentiva os líderes a analisarem as operações da empresa, identificando problemas e propondo soluções.

No home office, RDM é um método que incentiva as próprias pessoas lideradas a analisarem as operações dos seus processos pessoais a serviço da empresa, identificando problemas e propondo soluções.

Desafio

O desafio não é provar que o RDM funciona e, sim, querer que funcione no Home Office e fazer acontecer. 

O RDM tem sido utilizado há décadas pelos japoneses, sendo muito utilizado no Brasil, também, por especialistas em gestão de empresas. 

A proposta do RDM é que, se o mesmo tem funcionado bem para gestão de empresas, funcionará bem, também, para autogestão em Home Office.

O RDM pode ajudar na autogestão do processo pessoal de pessoas alocadas em Home Office ou não.

Método RDM-HO

Neste série vamos usar RDM-HO para identificar o método que faz adaptações ao RDM para uso no Home Office. 

A ferramenta mais importante do método RDM-HO é o Relatório de Desvio de Meta, razão pela qual está fazendo parte do nome.

O método RDM-HO pode aumentar a burocracia?

O método RDM-HO pode aumentar a burocracia, somente se as tarefas necessárias forem executadas manualmente.

Mas, com o estágio atual de desenvolvimento da tecnologia, principalmente com o advento da Inteligência Artificial, será possível a criação de agentes para automatizar as tarefas necessárias para a utilização do método. 

A tecnologia pode reduzir a burocracia automatizando tarefas repetitivas, integrando processos e otimizando fluxos de trabalho.

Automatização de processos 

  • Sistemas automatizados podem agilizar tarefas como gestão de documentos, aprovações, folha de pagamento, controle de ponto, entre outras
  • A automação pode reduzir erros e aumentar a eficiência

Integração de processos

  • A tecnologia pode integrar processos logísticos, tornando-os mais ágeis, seguros e confiáveis 
  • Sistemas de gestão em nuvem permitem o acesso e a manipulação de dados a partir de qualquer local 

Otimização de fluxos de trabalho

  • A tecnologia pode ajudar a otimizar cada uma das atividades dentro da organização 
  • A automação da emissão de notas fiscais pode reduzir o tempo gasto com tarefas burocráticas 

Vantagens da tecnologia

  • A tecnologia pode aumentar a produtividade e minimizar a sobrecarga de tarefas burocráticas 
  • A tecnologia pode facilitar a comunicação e a tomada de decisões 
  • A tecnologia pode proporcionar previsibilidade, permitindo um maior controle sobre o tempo de cada atividade 

Comprometimento, Atenção aos Detalhes e Acompanhamento do Progresso

Obviamente, para vencer este desafio, além do método e das ferramentas, serão necessários:

  • comprometimento com os resultados do seu processo pessoal no Home Office; 
  • atenção aos detalhes necessários para produzir o RDM e 
  • acompanhamento do progresso com disciplina e vontade.

Primeiro passo da nossa jornada

O primeiro passo da nossa jornada em direção ao uso do método RDM-HO, no fluxo de trabalho do Home Office, é aprender como fazer usando planilhas.

Após o aprendizado com planilhas, o próximo passo será a otimização do fluxo de trabalho usando a tecnologia disponível, para delegar a u Agente de IA as tarefas repetitivas de atualização das planilhas.

CONCLUSÃO

Para finalizar, um pouco de motivação para você: após vencer o desafio de aplicar o RDM-HO na gestão do seu Home Office, você estará capacitado a enfrentar um desafio maior como, por exemplo, gestão de um setor da organização. 

Depois, o desafio de ser responsável pela gestão de uma área de negócio mais ampla e, assim, sucessivamente, sempre com comprometimento, atenção e vontade. Não há limites, e, sim, desafios cada vez maiores. 

Próximo Post: Do Caos ao Prompt T2E02: Desvio de Meta do Home Office - Mapa Mental


Índice da Temporada T2 da Série "Do Caos ao Prompt"




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entendendo a Metáfora "Home Office é Moto Boy"

Exemplos D2P T2E2: Exemplo de uso do app D2P - Lição 1

INTRODUÇÃO Post anterior:  Exemplos D2P T2E1: Exemplo de uso do app D2P - Introdução Este é o episódio 2 da temporada 1 da série  Exemplos D...