INTRODUÇÃO
Este Post é o episódio 4 da segunda temporada da série "Do Caos ao Prompt", que apresenta o método RDM-HO (Relatório de Desvio de Meta - Home Office), tendo como foco a visão geral da planilha onde são armazenados os dados da rotina diária do Home Office, para produção do RDM.
Clique aqui para entender o problema e a solução proposta
Do Caos ao Prompt T2E01: Desvio de Meta do Home Office - Alívio das dores
Do Caos ao Prompt T2E02: Desvio de Meta do Home Office - Mapa Mental
Do Caos ao Prompt T2E03: Desvio de Meta do Home Office - Alinhamento das Expectativas
Visão Geral do Relatório de Desvio de Meta (RDM)
O Gráfico
serve para acompanhamento do progresso.
O eixo
vertical mostra a meta, que neste caso é a quantidade de Pontos concluídos.
O eixo
horizontal mostra o tempo, que deve ser em horas.
Se a linha
vermelha estiver acima da linha azul, a entrega está atrasada, se estiver
abaixo está adiantada.
Com este
gráfico disponível na nuvem e compartilhado, o(a) gestor(a) do Home Office pode
acompanhar o progresso a qualquer hora e de qualquer lugar.
Para isso,
basta o(a) teletrabalhador(a) atualizar o gráfico a cada tarefa concluída,
registrando a quantidade de Pontos concluídos, por hora, disponibilizando a
planilha na nuvem, compartilhada.
Desta
forma, o Home Office estará realizando Autogestão à Vista, o que é uma forma de
comunicação transparente.
O Gráfico, conhecido como Burndown, pode ser obtido na
Internet em inúmeros sites.
Saiba mais sobre o Relatório de
Três Gerações no livro “Gerenciamento da Rotina do Dia a Dia”, por Vicente
Falconi Campos, que é um dos consultores mais renomados do Brasil.
A leitura deste livro é altamente recomendável para quem trabalha em Home Office ou não, qualquer que seja a área de negócio.
Opções para Registro de Fatos e Dados
Para acompanhamento diário do progresso, há três opções para registro dos fatos e dados:
- Opção 1: Registro dos pontos a cada instante, na hora em que a tarefa termina e registro dos Buracos Negros, se houver;
- Opção 2: Registro do total de pontos apenas na hora cheia e registro dos Buracos Negros, se houver;
- Opção 3: Registro do total de pontos e dos Buracos Negros apenas no final da jornada.
Custo x Benefício da opção 1
- Custo: tempo gasto com muitas paradas, se a quantidade de tarefas for maior do que 8.
- Benefício: Informações a respeito dos resultados parciais atualizadas em tempo real, para comunicação dos fatos e dados às pessoas responsáveis pela gestão.
Custo x Benefício da opção 2
- Custo: alto risco de perda de fatos e dados por esquecimento, por não ter feito o registro no instante da ocorrência.
- Benefício: ganhos de produtividade porque a quantidade de paradas será menor.
Custo x Benefício da opção 3
- Custo: apenas uma parada no final da jornada, porém é mais demorada, existindo alto risco de esquecer fatos e dados.
- Benefício: ganhos de produtividade porque haverá apenas uma parada para registro de fatos e dados.
Há uma grande desvantagem nesta opção em relação às anteriores: no final da jornada a energia da pessoa já está na reserva, o que aumenta muito o risco de registro com informações incompletas, imprecisas ou inválidas, disponibilizando informações de baixa qualidade, para comunicação dos fatos e dados às pessoas responsáveis pela gestão.
Como baixar a planilha Relatório de Desvio de Meta (RDM)
CONCLUSÃO
Ficamos aqui, com esta visão geral do Relatório de Desvio de Meta (RDM) ou Relatório de Três Gerações (R3G).
Nos próximos Posts serão fornecidos detalhes a respeito da planilha que implementa esse importante relatório para acompanhamento do progresso no Home Office.
Próximo post:
Nenhum comentário:
Postar um comentário