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terça-feira, 8 de abril de 2025

Do Caos ao Prompt T2E14: Desvio de Meta do Home Office - Catálogo de tarefas

INTRODUÇÃO



Este Post é o episódio 14 da segunda temporada da série "Do Caos ao Prompt", que apresenta o método RDM-HO (Relatório de Desvio de Meta - Home Office), tendo como foco o catálogo de tarefas executadas na rotina diária do Home Office.



 

Posts Anteriores (5 últimos):  

Do Caos ao Prompt T2E09: Desvio de Meta do Home Office - Descrição das AÇÕES CORRETIVAS
Do Caos ao Prompt T2E10: Desvio de Meta do Home Office - Exemplos do Relatório de Desvio de Meta
Do Caos ao Prompt T2E11: Desvio de Meta do Home Office - Início da Rotina diária
Do Caos ao Prompt T2E12: Desvio de Meta do Home Office - Meio da rotina diária
Do Caos ao Prompt T2E13: Desvio de Meta do Home Office - Fim da rotina diária

Catálogo de Tarefas

O Catálogo de Tarefas é uma relação dos tipos de tarefa recorrentes do Home Office, com os respectivos tamanhos em Pontos.

Visão do Catálogo de Tarefas

Os tipos de tarefa podem ser caracterizados, por exemplo, pelos grupos de processos do PMBOK:

  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento e Controle
  • Encerramento

Saiba mais a respeito dos grupos de processos do PMBOK no post:

 Definindo a Rotina Diária do Home Office - Grupo de Processos do PMBOK

Descrição do Catálogo de Tarefas

Classificação da tarefa quanto ao tamanho, em Pontos:

       Muito Pequena tem tamanho igual a 1 ou 2 Pontos,

       Pequena tem tamanho igual a 3 ou 5 Pontos,

       Média tem tamanho igual a 8 ou 13 Pontos,

       Grande tem tamanho igual a 21 ou 34 Pontos e

       Muito Grande tem tamanho igual a 55 ou 89 Pontos.

Classificação da tarefa por afinidade com as fases, ou grupos de tarefas, executadas dentro do Home Office:

       Tarefas tipo 1 têm afinidade com a fase Antes de Começar,

       Tarefas tipo 2 têm afinidade com a fase Inicialização,

       Tarefas tipo 3 têm afinidade com a fase Execução,

       Tarefas tipo 4 têm afinidade com a fase Administração e

       Tarefas tipo 5 têm afinidade com a fase Finalização.


Exemplo de Catálogo de Tarefas


Exemplo de tipos de tarefas do Estudo de Caso:

       Configurar Planilhas – Tarefas da fase Inicialização, executadas após o fechamento dos pedidos do mês.

       Registrar NFe - Tarefas da fase Execução, executadas após o recebimento dos produtos.

       Aprovar Fatura - Tarefas da fase Execução, executadas após o registro dos dados da NFe.

       Monitorar Pedidos - Tarefas da fase Administração, executadas após as fases Inicialização e Execução.

       Listar não Faturados - Tarefas da fase Finalização, executadas na data definida como fim do mês de referência.

Este foi mais um post da série Método RDM-HO (Relatório de Desvio de Meta - Home Office), que foi criado com a intenção de ajudar na autogestão do processo pessoal de pessoas alocadas em Home Office.

Como baixar a planilha do Catálogo de Tarefas

Clique no botão abaixo para acessar e baixar as planilhas citadas neste post. 

Na página que será aberta:

  1. Selecione no menu a opção "Séries / Do Caos ao Prompt T2";
  2. Na página que será aberta, escolha as planilhas identificadas por Relatório de Desvio de Meta (RDM);
  3. O Catálogo de Tarefas, referenciado neste post, está na aba Catálogo dessa planilha.


CONCLUSÃO

No próximo Post vamos fornecer um conjunto de orientações para a criação de uma  Base de Conhecimento Pessoal associada às tarefas executadas no Home Office que são registradas na planilha do Relatório de Desvio de Meta.




Veja a lista de Episódios da Temporada 2 da Série "Do Caos ao Prompt", no final do Episódio T2E01.



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