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terça-feira, 8 de abril de 2025

Do Caos ao Prompt T2E15: Desvio de Meta do Home Office - Base de Conhecimento Pessoal

INTRODUÇÃO



Este Post é o episódio 15 da segunda temporada da série "Do Caos ao Prompt", que apresenta o método RDM-HO (Relatório de Desvio de Meta - Home Office), tendo como foco a Base de Conhecimento Pessoal do Home Office, que contém as informações necessárias e suficientes para executar o processo de negócio e monitorar a rotina diária.



 

Posts Anteriores (5 últimos):  

Do Caos ao Prompt T2E10: Desvio de Meta do Home Office - Exemplos do Relatório de Desvio de Meta
Do Caos ao Prompt T2E11: Desvio de Meta do Home Office - Início da Rotina diária
Do Caos ao Prompt T2E12: Desvio de Meta do Home Office - Meio da rotina diária
Do Caos ao Prompt T2E13: Desvio de Meta do Home Office - Fim da rotina diária
Do Caos ao Prompt T2E14: Desvio de Meta do Home Office - Catálogo de tarefas

Base de Conhecimento Pessoal

A Base de Conhecimento Pessoal do Home Office é uma planilha que especifica e documenta os processos que são executados dentro do Home Office.

Visão da Base de Conhecimento Pessoal



São apresentados dois modelos de Base de Conhecimento Pessoal, sendo um para o processo de acompanhamento do progresso do Home Office e outro para o processo de negócio que serviu de exemplo.

Para cada planilha de processo há outras que detalham as ações ou tarefas, que são identificadas por Procedimento Operacional Padrão. 

Descrição do Processo Interno

Fases do Processo de Acompanhamento do Progresso no Home Office:

       Antes de começar – Especifica o fato que causa a execução da fase Inicialização;

       Inicialização – Especifica, pelo menos, uma Ação a executar que tenha afinidade
com inicialização de alguma coisa; a Pessoa responsável; o Fato que vai ocorrer
e a próxima ação; os Dados associados ao Fato; as Regras baseadas no Fato; o
POP que contém os passos e outros detalhes importantes.

       Execução - Especifica, pelo menos, uma Ação a executar que tenha afinidade com a realização do que é essencial, além dos outros detalhes (Pessoa, Fatos, Dados, Regras, POP).

       Administração - Especifica, pelo menos, uma Ação a executar que tenha afinidade com monitoramento, controle, tratamento de exceções, além dos outros detalhes (Pessoa, Fatos, Dados, Regras, POP). 

       Finalização - Especifica, pelo menos, uma Ação a executar que tenha afinidade com encerramento, saída, resultados, além dos outros detalhes (Pessoa, Fatos, Dados, Regras, POP).

Descrição do Processo do Negócio

Fases de um Processo de Negócio executado no Home Office:

       A descrição é a mesma que foi apresentada no slide anterior, porque se trata
de um padrão baseado na ferramenta 5W1H.

       As perguntas são as mesmas, mas as respostas dependem de cada processo.


Descrição do Procedimento Operacional Padrão (POP)

O Procedimento Operacional Padrão (POP) contém um cabeçalho, onde identifica o Processo, a Ação ou Tarefa, o Responsável e a data e quantidade de revisões. O modelo de POP é o mesmo para qualquer tipo de Processo, interno ou externo.

O corpo do POP contém listas de itens, em 5 seções:

       Preparação e Informações Necessárias – são as pré-condições para começar;

       Passos – sequência de passos, referenciando as Regras necessárias para direcionar a execução;

       Resultados Esperados – são as saídas produzidas nos passos;

       Ações em Caso de Problema – tratamento de exceções;

       Atenção Especial – destaque para pontos críticos do processo que não podem ser ignorados.

Perguntas sobre a Base de Conhecimento Pessoal

Por que esta Base de Conhecimento Pessoal é importante? 

Porque, raramente, as Organizações disponibilizam informações documentadas com esse nível de detalhe para quem executa o processo. 

Por que raramente documentam? 

Porque as informações estão armazenadas na cabeça de alguém, que repassa para os novatos, que aprendem e repassam para outros e, assim, sucessivamente. Quando existe uma documentação, o risco de ser abandonada por falta de atualização é alto.

Por que usar ou aprender a criar esta documentação, se raramente usam? 
  • No papel de estudante você deve usar, porque ajuda na aprendizagem, já que o padrão estabelecido para detalhar o processo de Acompanhamento do Progresso e o Estudo de Caso, caracterizam um Guia Prático para ser usado no dia a dia; 
  • No papel de aprendiz em novo trabalho, você deve aprender a criar porque pode precisar, se constatar que não existe documentação e que as pessoas que ensinam não se sentem confortáveis quando são interrompidas com frequência para lhe ensinarem; 
  • No papel de instrutor de aprendizes, você deve aprender a criar porque pode ajudar se você tiver que ensinar um processo para alguém, contando apenas com informações disponíveis na sua memória, ou seja, informações invisíveis para o aprendiz;
  • Porque há benefícios para quem ensina, para quem aprende e para a Organização.
Quais as ferramentas mais adequadas para armazenar a Base de Conhecimento Pessoal?

A ferramenta mais adequada para armazenar a Base de Conhecimento Pessoal é um Chatbot de IA personalizado, pois será possível fazer prompts para perguntas sobre o conhecimento ali organizado. 

Será a sua memória secundária.

A plataforma poe.com permite a criação de Chatbot de IA personalizado. 

Para este blog foi criado um Chatbot de IA denominado AutogestaoHomeOffice Poe, com o objetivo de criar uma Base de Conhecimento para os Serviços executados no Home Office.

Estudo de Caso

Estudo de Caso é uma planilha que contém um exemplo especificando um Processo, as Regras do Negócio e os Procedimentos Operacionais Padrão..

Estudo de caso - Fase "Antes de começar"


  • Na Fase “Antes de começar”, nenhuma Tarefa foi atribuída ao Home Office, pois a responsabilidade era do(a) Comprador(a), que criou o Fato “Pedido fechado”. Este Fato causou a execução da Tarefa “Configurar planilhas”.

  • O Relatório de Confirmação contém os Dados associados ao Fato acima. Não existe nenhum POP para o Home Office executar.

  • Há uma Regra, que nem precisava ser especificada na planilha, porque está fora do contexto do Home Office e direciona apenas o comportamento do(a) Comprador(a). 

Estudo de caso - Fase "Inicialização"


  • Na Fase “Inicialização”,  o(a) Teletrabalhador(a) deve executar a Tarefa denominada “Configurar planilhas”, de acordo com os passos definidos no POP-Pedido-01, utilizando os Dados do Relatório de Confirmação e as Regras R2 a R14.

  • Essa Tarefa foi disparada pelo Fato “Pedido fechado” e, ao terminar, cria o Fato “Planilhas configuradas”, que dispara a Tarefa “Monitorar Pedidos”. 

  • Outro fato que pode ocorrer durante ou depois da Tarefa T01 é “NFe recebida”.

Estudo de caso - Fase "Execução 1/2"

  • Na Fase “Execução”,  o(a) Teletrabalhador(a) deve executar a Tarefa “Registrar NFe”, de acordo com os passos definidos no POP-Pedido-02, utilizando os Dados da NFe e as Regras R15 a R34.

  • Essa Tarefa foi disparada pelo Fato “NFe recebida” e, ao terminar, cria o Fato “Planilhas atualizadas com dados da NFe”, que dispara as tarefas “Aprovar Fatura” e “Monitorar Pedidos”. 

  • Observe que a Fase “Execução” tem duas Tarefas. Uma Fase pode ter uma ou várias Tarefas. 

Estudo de caso - Fase "Execução 2/2"

  • Na Fase “Execução”,  o(a) Teletrabalhador(a) deve executar a Tarefa “Aprovar Fatura”, de acordo com os passos definidos no POP-Pedido-03, utilizando os Dados da NFe e as Regras R35 a R43.

  • Essa Tarefa foi disparada pelo Fato “Planilhas atualizadas com dados da NFe” e, ao terminar, cria o Fato “Faturas aprovadas para pagamento na próxima semana”, que dispara a Tarefa “Monitorar Pedidos”. 

Estudo de caso - Fase "Administração"


  • Na Fase “Administração”,  o(a) Teletrabalhador(a) deve executar a Tarefa “Monitorar Pedidos”, de acordo com os passos definidos no POP-Pedido-04, utilizando os Dados das planilhas Pedido, Fornecedor e Faturamento e as Regras R44 a R48.

  • Essa Tarefa pode ser disparada pelos Fatos F02, F04, F05, F06 ou F07 e, ao terminar, pode criar o Fato F06 ou F07, que dispara a Tarefa “Monitorar Pedidos” outra vez.

  • A Tarefa “Monitorar Pedidos” é executada sempre que houver tempo disponível.

Estudo de caso - Fase "Finalização"

 
  • Na Fase “Finalização”,  o(a) Teletrabalhador(a) deve executar a Tarefa “Listar não faturados”, de acordo com os passos definidos no POP-Pedido-05, utilizando os Dados da planilha Pedido e as Regras R49 a R53.

  • Essa Tarefa é disparada pelo Fato “Fim do mês de referência” e, ao terminar, o processo será considerado encerrado.

Estudo de caso - Regras 1/3



Estudo de caso - Regras 2/3



Estudo de caso - Regras 3/3


Estudo de caso - POP "Configurar planilhas"


Estudo de caso - POP "Registrar NFe"


Estudo de caso - POP "Aprovar Fatura"


Estudo de caso - POP "Monitorar Pedidos"



Estudo de caso - POP "Listar não faturados"


Como baixar as planilhas Base de Conhecimento Pessoal e Estudo de Caso

Clique no botão abaixo para acessar e baixar as planilhas citadas neste post. 

Na página que será aberta:

  1. Selecione no menu a opção "Séries / Do Caos ao Prompt T2";
  2. Na página que será aberta, escolha as planilhas identificadas por Base de Conhecimento Pessoal e Estudo de Caso.

CONCLUSÃO

Este foi mais um post da série Método RDM-HO (Relatório de Desvio de Meta - Home Office), que foi criado com a intenção de ajudar na autogestão do processo pessoal de pessoas alocadas em Home Office.

No próximo Post vamos fornecer um conjunto de orientações para a criação de um Indicador de Produtividade do Home Office que será medido com base em dados da planilha do Relatório de Desvio de Meta.



Veja a lista de Episódios da Temporada 2 da Série "Do Caos ao Prompt", no final do Episódio T2E01.





 














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