INTRODUÇÃO
Este é o primeiro post da Série Exemplos GPS, que mostra como usar a planilha GPS na autogestão do processo pessoal.
"Palavras movem, exemplos arrastam", Confúcio.
Esta frase é atribuída ao filósofo e pensador chinês Confúcio.
Apesar de não haver uma confirmação absoluta de que a frase seja dele, ela é amplamente reconhecida como uma ideia que reflete o pensamento confucionista, que valoriza a importância do exemplo na educação e na liderança.
A frase enfatiza que a ação, ou seja, o exemplo, tem mais impacto do que apenas a fala.
Com inspiração nesta frase, foi criado o exemplo de uso da planilha GPS (Grupo de Processos do Serviço), com foco na autogestão de processo pessoal.
A planilha GPS foi criada no primeiro post deste Blog, com o objetivo de apoiar a autogestão de Home Office.
O primeiro post deste Blog usa a metáfora "Home Office é Moto Boy", com o objetivo de dar ênfase a duas ferramentas essenciais para a entrega: Velocímetro e GPS.
Só que no caso do Home Office, GPS é caracterizado por uma planilha que foi identificada por Grupo de Processos do Serviço (Planilha GPS).
Essa planilha contém uma lista de tarefas (Checklist), representando o roteiro que o Home Office deve seguir, a fim de fazer a entrega.
Exemplo usado na série Exemplos GPS
Estrutura da planilha GPS
Pré-condições para usar a planilha GPS
Aba GPS
- Célula D8(Início): Registrar a hora imediatamente após acordar e antes de iniciar as tarefas profissionais ou pessoais prioritárias, para executar as duas tarefas do curso mais longas, que juntas duram menos de 1 hora.
- Célula E8(Fim): Registrar a hora imediatamente antes de dormir e após terminar as tarefas profissionais ou pessoais prioritárias, para revisar as duas tarefas do curso mais longas, que juntas duram menos de 1 hora.
Abas com dados fixos
- Aba TabProb
- Aba Instruções
Aba Subitem
Abas atualizadas dinamicamente
Aba Burndown
Aba XmR
Aba Pareto
Aba Capacidade
Fases do Processo Pessoal
- Iniciação: Leitura da teoria.
- Planejamento: Leitura do exercício do dia.
- Execução: Execução do exercício do dia.
- Controle: Releitura do exercício do dia.
- Encerramento: Releitura da teoria.
Guia do usuário
- Plano do Dia: Registre as tarefas a executar na aba GPS, na coluna B(Nome da Tarefa), na coluna C(Código da Tarefa), na coluna D(Tamanho em Pontos) e na coluna S(Data prevista de execução da tarefa), na próxima linha disponível.
A quantidade de tarefas por dia, por padrão, é igual a 10.
Se você tiver mais de 10 tarefas a executar no dia, faça agrupamento de tarefas ou adiamento de tarefas, se possível.
Se você tiver menos de 10 tarefas a executar no dia, faça decomposição de tarefas ou antecipe tarefas, se possível.
A recomendação é não tentar fazer mais de 10 tarefas por dia, porque isto é aumentar o risco de problemas e atrasos. - Copiar os dados do Gráfico Desvio de Meta: Registre o gráfico Desvio de Meta para o dia na aba Burndown, copiando 14 linhas, das colunas A a P, do dia anterior para a segunda linha disponível, após o último (para separar os gráficos com uma linha em branco).
- Data do Plano do Dia do Gráfico Desvio de Meta: Registre a data de hoje na célula abaixo da Coluna A(EXECUTADO), no formato dd/mm/aa.
- Registre a data de hoje na célula abaixo da Coluna A(Data Hora Fim), no formato dd/mm/aa 00:00:00.
Ajuste nas fórmulas de Tarefa, Código, Meta e Pontos, a célula em que fica registrada a Coluna A(EXECUTADO). - Velocidade Ideal do Gráfico Desvio de Meta: Ajuste na fórmula na Coluna P(Velocidade Ideal). Exemplo: (D34/(ROW(D34)-ROW(D44))), para o gráfico do terceiro dia, ou Lição 3.
- Copiar o Gráfico Desvio de Meta: Copie e cole o Gráfico Desvio de Meta na área de Resultado.
- Editar o Gráfico Desvio de Meta: Atualize o Intervalo de Dados no gráfico, para referenciar as células que serão usadas. Exemplo: A18:A29,D18:D29,E18:E29, para o gráfico do segundo dia, ou Lição 2.
- Ajustar as fórmulas do Gráfico Desvio de Meta: Faça os ajustes necessários nas fórmulas do Gráfico Desvio de Meta, a fim de fazer a cópia dos dados das tarefas da aba GPS.
Os dados são: Data Hora Fim, Tarefa, Código, Meta, Pontos. - Cálculo da Produtividade do Dia, para o gráfico Indicador de Produtividade: Registre a fórmula de cálculo da produtividade no dia, na aba GPS, na coluna T, na linha da última tarefa do dia, da coluna S, conforme instruções no tópico Estrutura da Planilha GPS.
- Execução das Tarefas: Execute as tarefas previstas no plano do dia, na sequência definida para o processo pessoal, registrando a Data Hora Início, a Data Hora Fim e a Duração de cada uma.
Se houver paradas no entre o início e o fim, registre o tempo na coluna Paradas. - Registro de Falhas: Registre as falhas que ocorrerem, numa das colunas L a Q, da aba GPS, na linha da tarefa que estava sendo executada.
- Fim da Jornada: Encerre a jornada registrando a Data Hora Fim da última tarefa prevista no plano do dia.
- Gráfico Desvio de Meta: Verifique as metas no gráfico Desvio de Meta, na aba Burndown.
O último ponto da linha vermelha deve ser igual ao último da linha azul, para considerar a meta do dia alcançada. - Gráfico Pareto: Verifique se as falhas registradas, se houver, estão registradas no gráfico Pareto, na aba Pareto e se foram transferidas, corretamente, da aba GPS para a aba Pareto, conforme o Periodo definido no gráfico Pareto.
- Gráfico Indicador de Produtividade: Verifique se a produtividade do dia foi registrada no gráfico Indicador de Produtividade, na aba XmR.
Neste gráfico, as variações em torno da média são comuns, ou normais, porém as variações próximas ou além dos limites inferior e superior são especiais, ou excepcionais, e sinalizam a existência de um problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário