Seguidores

sábado, 15 de março de 2025

Do Caos à Solução: Como o MASP e a IA Transformam Problemas em Oportunidades

 Introdução

Este post apresenta uma forma de usar o MASP (Método de Análise e Solução de Problemas), com a Inteligência Atificial, para resolver problemas.

Contexto

Home Office de qualquer especialidade.

Objetivo

Mostrar como solicitar a um Chatbot de IA, a criação de prompts muito mais eficazes e direcionados do que aqueles criados no meio do caos, por tentativa e erro.

Informações Adicionais

Heráclito, o filósofo grego, uma vez disse: "Nada é permanente, exceto a mudança." E, de fato, vivemos em um mundo em constante transformação, onde mudanças incessantes geram variações nos processos.



Variações e Problemas

Essas variações, por sua vez, trazem à tona diferenças entre o estado atual (o que é) e o estado esperado (o que deveria ser). 

Ou seja, elas criam problemas. Como bem define a frase, "problema é a diferença entre o que é e o que deveria ser."

Caos e Oportunidades

Porém, a abundância de mudanças e problemas não precisa ser motivo de caos. 

Pelo contrário, com as ferramentas certas, cada problema pode se tornar uma oportunidade de aprendizado e melhoria. 

É aqui que o MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) e a Inteligência Artificial entram em cena. 

Juntos, eles formam o ponto de apoio e a alavanca que nos permitem enfrentar e resolver problemas, cuja quantidade tende ao infinito devido à natureza dinâmica do mundo.

MASP transforma o caos em clareza

O MASP, com suas 42 perguntas estruturadas e aplicando metodologias como o 5W1H e o Diagrama de Ishikawa (6M), facilita a coleta e o registro de informações detalhadas sobre o problema. 

Esse processo colaborativo organiza o pensamento e transforma o caos em clareza.

Responder o questionário de 42 perguntas do MASP equivale a coletar e registrar o conhecimento do problema.

Pedir ao Chatbot de IA a criação de um Prompt conciso a partir do questionário de 42 perguntas do MASP equivale a compartilhar o conhecimento do problema.

Após a solução do problema, salvar o questionário de 42 perguntas do MASP, bem como as interações com o Chatbot de IA que resolveu o problema, equivale a criar uma base de conhecimento, que ficará disponível para compartilhar com as pessoas interessadas naquele tipo de problema.

E se eu não souber responder o questionário do MASP?

Este fato indica que você precisa da colaboração de outras pessoas, para ter uma visão ampla e com vários pontos de vista do problema. 

A colaboração de vários participantes do problema é indispensável para ajudar a responder as 42 perguntas do questionário, porque facilita a obtenção de vários pontos de vista e uma visão ampla.

Tenho que responder sempre todas as 42 perguntas?

Nem sempre, pois depende do problema. Mas, no mínimo você terá que responder 13 perguntas.

Como são classificadas essas 42 perguntas?

As perguntas são classificadas de acordo com as técnicas 5W1H, Diagrama de Ishikawa e 5Porquês:

  • 5W1H - 6 perguntas para identificação do problema (O que? Quem? Quando? Onde? Por quê? Como?)
  • Diagrama de Ishikawa - 6 perguntas para encontrar as possíveis causas (Mão de Obra? Máquina? Material? Método? Meio Ambiente? Medição?)
  • 5Porquês - 5 perguntas "Por quê?" para cada pergunta do Diagrama de Ishikawa, totalizando 30 perguntas (mas pode ser menos de 30 perguntas, dependendo do problema)

IA converte a análise do MASP em Prompts eficazes

Em seguida, ao usar essas informações, a IA pode converter a análise do MASP em prompts muito mais eficazes e direcionados do que aqueles criados no meio da confusão, por tentativa e erro. 

O resultado? Respostas rápidas, assertivas e focadas.

Capacitação para resolver problemas de forma colaborativa – integração de MASP e IA

Portanto, capacitar-se para resolver problemas de forma colaborativa, integrando o MASP e a IA, não é apenas útil — é indispensável. 

Essa habilidade permite não apenas administrar o caos criado pelas mudanças, mas também transforma essas mudanças em oportunidades para avançar.

Conclusão

Lembre-se: enfrentar a mudança com preparo e estratégia não apenas resolve problemas, mas constrói alicerces para um futuro mais resiliente e inovador.

Exemplos de integração de MASP e IA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entendendo a Metáfora "Home Office é Moto Boy"

UCEM L-pI.170 Exercícios Parte I Lição 170 - Caso de uso da IA para estudar

  Lição anterior Escolher outra lição Próxima lição Lição 170   Não há crueldade em Deus e nem em mim. Texto e audio da  Lição 170  no site ...