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quinta-feira, 3 de julho de 2025

Dashboard de Produtividade Pessoal T2E08: Registro de Defeitos

INTRODUÇÃO

Post anterior: Dashboard de Produtividade Pessoal T2E07: Caso de Teste 2 Tarefa com uma pausa

O objetivo deste post é apresentar um prompt para o Gemini 2.5 Pro, com as especificações da funcionalidade "Registro de Defeitos", do app d2p.



Prompt para implementar Registro de Defeitos

1 Objetivo

Olá Gemini! Implemente no App d2p a funcionalidade "Registro de Defeitos", conforme as especificações abaixo.

2 Contexto

Arquitetura do App Dashboard de Produtividade Pessoal (d2p):
  • Backend: Google Sheet "Banco de Dados - D2P"
  • Frontend: Apps Scritp Código.gs e Dashboard.html
3 Especificações do "Registro de Defeitos"

3.1 Frontend

Tipo de Defeito, que são dados fixos, para o usuário selecionar, com 9 opções de Categorias e Subcategorias, conforme a tabela abaixo:

  • Mão de Obra – Mente
  • Mão de Obra – Emoção
  • Mão de Obra – Corpo
  • Máquina – Hardware
  • Máquina – Software
  • Máquina – Comunicação
  • Método – Entrada recebeu Info incompleta/imprecisa
  • Método – Processo produziu Info incompleta/imprecisa
  • Método – Resultado enviou Info incompleta/imprecisa

Descrição, que é obrigatório, para o usuário registrar informações adicionais sobre o Tipo de Defeito selecionado.

Quando iniciar o registro de defeito? Quando o usuário clicar no botão "Iniciar Boletim de Ocorrência".

Quando encerrar o registro de defeito? Quando o usuário clicar no botão "Finalizar Boletim de Ocorrência".

Como registrar a duração do registro de defeito? Calcular a duração como a diferença entre finalizar e iniciar o Boletim de Ocorrência, sem adicionar essa duração ao tempo de duração da execução da tarefa.

3.2 Backend

Aba Defeitos, da planilha "Banco de Dados - D2P", com as colunas abaixo:
Coluna A(ID)
Coluna B(Tipo)
Coluna C(Descrição)
Coluna D(Timestamp)
Coluna E(Duração)

Resposta do Gemini 2.5 Pro

Após observar a resposta do Gemini, constatei que minha especificação estava incompleta, portanto, fiz a pergunta abaixo.

Olá Gemini! Na especificação da funcionalidade "Registro de Defeito", esqueci de informar que todas as funções que já existem e que testamos, para executar tarefa sem pausa e com pausa, devem continuar. Observei que se eu substituir o Código.gs anterior por este novo, perderei as funcionalidades das tarefas. Será que ocorrerá o mesmo ao substituir o Dashboard.html?

Segue abaixo a resposta à minha pergunta, no link e no texto.


Olá! Você está absolutamente correto. Se você substituir os arquivos, perderá as funcionalidades existentes. A abordagem correta é integrar o novo código ao código que você já possui.

Sua observação é muito importante! Sim, o mesmo aconteceria com o Dashboard.html. Se você o substituísse, perderia os botões e a lógica das tarefas.

Para resolver isso, eu vou fornecer as versões atualizadas de ambos os arquivos, Código.gs e Dashboard.html, agora contendo tanto as funcionalidades de tarefas (sem e com pausa) quanto a nova funcionalidade de Registro de Defeito.

Abaixo estão os arquivos unificados.


Código.gs (Backend Unificado)

24 de jun., 14:09



Dashboard.html (Frontend Unificado)

24 de jun., 14:09

Abrir


O que foi feito:

  1. Código.gs (Backend Unificado):

  • Mantive a sua nova função registrarDefeito.

  • Adicionei de volta uma função registrarTarefa que serve para salvar os dados da tarefa na aba "Tarefas".

  • Ambas as funções agora coexistem no mesmo arquivo.

  1. Dashboard.html (Frontend Unificado):

  • Criei duas seções distintas no corpo da página: "Executar Tarefa" e "Registro de Ocorrências".

  • A seção de tarefas contém a lógica para iniciar, pausar, retomar e finalizar uma tarefa, com um cronômetro visível.

  • A seção de ocorrências mantém o botão "Iniciar Boletim de Ocorrência" e o modal que você especificou.

  • O JavaScript foi organizado para lidar com os dois conjuntos de funcionalidades de forma independente, evitando conflitos.

Agora você pode substituir o conteúdo dos seus arquivos Código.gs e Dashboard.html por estes novos códigos unificados. Dessa forma, você terá as duas funcionalidades operando juntas na mesma aplicação.

CONCLUSÃO

Este episódio 8 da temporada 2 da série Dashboard de Produtividade Pessoal, mostrou que um pequeno detalhe que esqueci na especificação, causou um erro na geração do código do app d2p, pelo Gemini.

Felizmente, foi tudo resolvido rapidamente.

No próximo post, será apresentado o teste da funcionalidade implementada, Registro de Defeito.

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